TV Brasil transmitiu 79 horas ao vivo de eventos com Bolsonaro
Uso do canal da EBC por Bolsonaro tem sido alvo do STF e do Tribunal Superior Eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A TV Brasil, da estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC), já interrompeu 79 horas de sua programação de janeiro a julho de 2021 para transmitir eventos de Jair Bolsonaro ao vivo. A média é de 11,3 horas por mês. O uso do canal da EBC por Bolsonaro tem sido alvo do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A TV Brasil já transmitiu 97 eventos de Bolsonaro ao vivo neste ano, conforme um levantamento feito por funcionários. Em 2020, foram 115h de transmissões ao vivo de 157 episódios, em uma média de 9,6 horas mensais.
Uma das transmissões recentes foi uma live no Palácio da Alvorada no último dia 29 em que o presidente atacou o sistema eleitoral sem provas. O episódio fez a estatal ser alvo de um processo no STF movido pela bancada do PT na Câmara. Os parlamentares alegaram que Bolsonaro teria cometido os crimes de improbidade administrativa, propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder político econômico, e crime eleitoral.
A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, mandou o pedido de investigação à PGR e escreveu que as acusações são graves. Em outro trecho da decisão, a ministra afirmou: “A República impõe decência, integridade e compostura nos atos e comportamentos dos agentes públicos”.
No mês anterior, em junho, o Ministério Público Eleitoral pediu que o TSE multasse Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada. Em um evento transmitido pela TV Brasil em Marabá (PA), Bolsonaro ostentou uma camiseta com os dizeres: “É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro 2022”.