Turnê de Caetano e Bethânia sofre com sites falsos e “bots maliciosos”
Robôs de internet, chamados de “bots maliciosos”, correspondiam a 30% dos logins na pré-venda da turnê de Caetano e Bethânia na Ticketmaster
atualizado
Compartilhar notícia
A venda de ingressos para a turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia, considerado o maior show nacional deste ano, enfrenta diversos problemas desde domingo (17/3), dia em que a plataforma Ticketmaster abriu a pré-venda para clientes do Banco do Brasil.
Além da venda de ingressos falsos em sites irregulares, a Ticketmaster identificou fluxo anormal de bots maliciosos, ou seja, robôs de internet que tentavam comprar as entradas para os shows no atacado.
Clientes reclamaram das filas online com horas de duração e de problemas técnicos no momento em que tentavam finalizar as compras. Os robôs corresponderam a 30% dos logins registrados na fila da plataforma no domingo.
A Ticketmaster, único canal autorizado a vender ingressos para a turnê, precisou criar maneiras de tirar os bots da fila online, o que resultou nos problemas registrados na pré-venda. Os robôs poderiam ser operados por cambistas ou por pessoas interessadas em comprar muitos ingressos de uma única vez.
A venda de ingressos falsos também tem provocado transtornos para diversos clientes. Muitos caíram em golpes ao acessarem sites irregulares por meio do Google, como mostrou a colunista Monica Bergamo.
Até a manhã desta quarta-feira (20/3), três endereços falsos estavam entre os primeiros resultados oferecidos pelo Google após uma pesquisa pelos ingressos. Eram eles: caetanoebethaniastore.com, caetanoebethania-ticketmaster.com e turnecaetano-betania.blog.
Os sites emulavam a interface da Ticketmaster e só aceitavam pagamentos via Pix. Os domínios dos sites falsos tinham sido comprados no exterior.