metropoles.com

Troca de figurinhas parou Ministério da Justiça quando PL atacou urnas

O PL pediu anulação dos votos do 2º turno no dia 22 de novembro de 2022, mas servidores do Ministério da Justiça tinham outro compromisso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
álbum copa do mundo
1 de 1 álbum copa do mundo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O dia era 22 de novembro de 2022. Servidores do Ministério da Justiça organizaram uma reunião na biblioteca do edifício, uma hora após o PL, partido de Jair Bolsonaro, pedir a anulação dos votos de 279,3 mil urnas eletrônicas usadas no segundo turno da eleição presidencial. O encontro nada tinha a ver com a trama golpista. A preocupação dos funcionários do ministério era trocar figurinhas para completar o álbum da Copa do Mundo.

A Coordenadoria-Geral de Gestão Documental e Serviços Gerais (CGDS) do Ministério da Justiça havia disparado um e-mail no dia 18 de novembro com o convite para a terceira troca de figurinhas entre os servidores da pasta. A atividade ocorreu em pleno expediente: entre as 12h e 14h daquela terça-feira.

O convite para a troca de figurinhas foi enviado com a assinatura oficial do Ministério da Justiça, à época chefiado por Anderson Torres. Ele seria preso dois meses depois, por suposta omissão nos ataques golpistas do 8 de janeiro.

Já ação do PL contra as urnas foi rejeitada por Alexandre de Moraes no dia seguinte à sua apresentação. O ministro afirmou que a argumentação do partido era “esdrúxula” e aplicou multa de R$ 22,9 milhões à sigla.

E-mail que o Ministério da Justiça enviou aos servidores com convite para trocar figurinhas durante o expediente
E-mail que o Ministério da Justiça, à época chefiado por Anderson Torres, enviou aos servidores com convite para trocar figurinhas durante o expediente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?