metropoles.com

Tribunal adia decisão que pode levar processo bilionário ao STF

Tribunal de Justiça de Alagoas decide se enviará processo da Laginha ao STF; 13 dos 17 desembargadores se declararam impedidos 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
laginha
1 de 1 laginha - Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) adiou para a próxima terça-feira (28/5) o julgamento que pode levar ao STF o processo bilionário de falência da Laginha, um dos maiores do país. O julgamento acontece a pedido do relator do caso, que apontou que pelo menos 13 dos 17 desembargadores se declararam impedidos para julgar a ação judicial.

A análise do caso foi adiada nesta terça-feira (21/5) a pedido do presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho. Segundo Tourinho, há desembargadores que não detalharam por que se declararam impedidos de julgar o processo de falência da Laginha, conglomerado de usinas de açúcar e etanol em Alagoas, além de uma dívida bilionária com a Receita Federal.

No último dia 8, o relator do processo, desembargador Carlos Cavalcanti, pediu que o presidente do tribunal levasse o caso para o STF. “Admitir que um processo seja julgado por um tribunal em que a maioria de seus membros está impedida ou suspeita seria uma afronta aos princípios basilares do Estado Democrático de Direito”, escreveu. Nesses casos, a Constituição prevê que o julgamento cabe ao Supremo, para garantir a imparcialidade do processo.

Entre os 13 desembargadores que se declararam impedidos, um apresentou queixa-crime contra 28 advogados que atuam no processo da Laginha. Outro já havia atuado no caso como procurador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?