Tratores e equipamentos comprados pelo Dnocs ficaram sem uso, diz CGU
Relatório da CGU analisa uso de equipamentos adquiridos pelo Dnocs em Sergipe
atualizado
Compartilhar notícia
A Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que tratores e equipamentos adquiridos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Sergipe ficaram sem uso após serem entregues a associações e prefeituras.
A má distribuição de equipamentos e caixas d’água adquiridas pelo Dnocs já foi alvo diversas vezes de inspeções de órgãos de controle.
Nesse último relatório, publicado na terça-feira (10/10), a CGU relata a fiscalização in loco de 30 equipamentos adquiridos por R$ 8,1 milhões em 2022. Nas visitas, o órgão de controle do governo constatou “diversas fragilidades”.
Um caminhão basculante ficou sem uso, por exemplo, em uma cidade que já havia recebido recentemente equipamentos semelhantes da Codevasf.
Um compactador de asfalto, um espargidor hidrostático e uma acabadora de asfalto foram encontrados intactos em Ilha das Flores (SE), e diversos tratores foram encontrados sem uso nos municípios fiscalizados.
O Dnocs no estado recebeu milhões em emendas durante o governo Jair Bolsonaro e foi comandado por Luciano Góes, aliado do deputado federal Gustinho Ribeiro, do Republicanos. No final de 2022, o coordenador estadual deixou o cargo.
Em entrevista no final de 2022 ao jornalista Fábio Viana, Góes comemorou os anos de bonança do órgão no estado. “Para se ter uma ideia da confiança em nosso trabalho, proporcionalmente, o Dnocs Sergipe foi o que mais recebeu recursos no país. Ficamos felizes e honrados com toda essa confiança depositada na nossa gestão”.
“Outro ponto que destaco foi a nossa boa relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Pessoalmente, ele solicitou que o Dnocs Sergipe realizasse uma licitação para a destinação de recursos para o Dnocs de Alagoas e assim foi feito. Atendemos diversos estados vizinhos graças ao nosso bom relacionamento em Brasília e a trabalho que realizamos na coordenação de Sergipe”, contou.