metropoles.com

Torcedores do Peñarol não avisaram Consulado sobre viagem ao Brasil

283 torcedores do Peñarol foram detidos no Rio de Janeiro após briga generalizada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foro colorida da confusão envolvendo torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foro colorida da confusão envolvendo torcedores do Peñarol no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Consulado do Uruguai no Rio de Janeiro não foi informado da chegada de três ônibus com torcedores do Peñarol, que transportavam a maior parte do grupo de 283 pessoas detido nesta quarta-feira (23/10) após causar tumulto no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Segurança, Victor dos Santos.

“Os [outros] ônibus que vieram ao Rio fizeram comunicação com o Consulado do Uruguai. Esses três vieram desgarrados. Não fizeram comunicação alguma”, disse o secretário, que assumiu a culpa pelo incidente.

“A responsabilidade é nossa, é minha. Segurança Pública é minha responsabilidade. E o que eu tenho que fazer agora é olhar para dentro e rever todo o processo, rever onde houve falha, tentar corrigir”. Para o secretário, o governo ignorou o passado de brigas da torcida do Peñarol. Em 2019, um torcedor do Flamengo foi atingido na cabeça por um torcedor uruguaio e morreu no ano seguinte.

“Diante desse histórico todo a gente falhou no sentido de não ter tomado [providências]. Nós subestimamos [os torcedores] com aquele efetivo de policiais achando que podiam conter pelo menos esses três ônibus que estavam na orla”, completou Victor dos Santos.

O Peñarol disputa a semifinal da Libertadores na noite desta quarta-feira (23/10) contra o Botafogo no Rio de Janeiro.

Os torcedores do clube uruguaio causaram depredações, saques e roubos na capital fluminense. Segundo a PM, a briga generalizada começou após um uruguaio roubar um celular em um quiosque. O aparelho foi recuperado e o torcedor, encaminhado à delegacia. Os uruguaios, por outro lado, alegam que já havia hostilidade de torcedores cariocas. Havia botafoguenses e flamenguistas no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?