metropoles.com

Textor vai ao MP e reafirma indícios de manipulação no Brasileirão

Controlador do Botafogo, John Textor foi ouvido duas vezes esta semana por promotores do MPRJ

atualizado

Compartilhar notícia

Vítor Silva/Botafogo
O americano John Textor, dono do Botafogo
1 de 1 O americano John Textor, dono do Botafogo - Foto: Vítor Silva/Botafogo

O controlador do Botafogo, John Textor, prestou depoimento nessa quinta-feira (5/9) no Ministério Público do Rio de Janeiro. O empresário repetiu a tese de que jogos do Campeonato Brasileiro foram manipulados. O cientista esportivo Pierre Sallet, fundador da Good Game!, empresa contratada pelo americano e que produziu relatórios que supostamente embasam as acusações, também participou do encontro.

Textor foi ouvido pelo coordenador do Grupo de Trabalho do Desporto, Marcus Leal, e por outros três promotores, sendo um deles da Promotoria de Justiça de Investigação Penal. A eles, John Textor reforçou as denúncias e explicou a metodologia usada pela Good Game!.

No dia anterior, Textor já havia sido ouvido pelo promotor Rodrigo Terra, da Promotoria do Consumidor. Textor enviou ofícios à CBF pedindo respostas sobre o tema, incluindo a escalação de árbitros.

Na segunda-feira (2/9), como a coluna antecipou, Textor foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter sugerido a existência de manipulação no Brasileirão. A Procuradoria o denunciou no artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva que trata sobre atos contra a honra de terceiros.

A pena para este caso varia de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de até 90 dias, no caso dele, que é gestor. Porém, como ele foi denunciado cinco vezes, ele pode ficar até 450 dias suspenso.

A promotoria também pediu a produção de mais provas para saber se irá denunciá-lo no artigo que trata sobre “dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva”. Caso denunciado e condenado, a pena pode chegar a 360 dias de suspensão.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Threads

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?