metropoles.com

Terror das togas, professor da USP lança livro sobre a “magistocracia”

Conrado Hübner Mendes, professor da Universidade de São Paulo (USP), lançará livro “O discreto charme da magistocracia” em novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Conrado Hübner Mendes
1 de 1 Conrado Hübner Mendes - Foto: Divulgação

O professor da USP Conrado Hübner Mendes, pedra no sapato dos privilégios e maus hábitos das togas, em especial dos tribunais superiores, lançará em novembro pela Todavia uma coletânea com artigos que publicou na imprensa nos últimos anos denunciando o que batizou de “magistocracia”: “a aristocracia de toga”. Hübner se tornou conhecido pelas críticas precisas e mordazes a ministros, juízes, procuradores e advogados que adotam expedientes questionáveis na rotina judicial.

Em “O discreto charme da magistocracia: vícios e disfarces do judiciário brasileiro”, Hübner desenvolve suas críticas à classe de operadores do direito, que considera ter cinco características: autoritária, autocrática, autárquica, rentista e dinástica, o que inclui “benefícios remuneratórios” e “favoritismo familiar”.

São 88 artigos, inicialmente publicados na Folha de S.Paulo e na extinta revista Época. Os textos vão de 2010, com “Onze ilhas”, até junho deste ano, com “Se o ministro é pai, contrate o filho”.

Um dos alvos dos apontamentos de Hübner nos últimos anos, o ex-PGR Augusto Aras, indicado por Jair Bolsonaro, moveu uma queixa-crime contra o professor. O processo foi arquivado no início deste mês pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?