“Terra em transe” e “Maranhão 66”, de Glauber Rocha, serão restaurados
Restauração para o formato 4K dos filmes “Terra em transe” e “Maranhão 66”, do diretor Glauber Rocha, aguarda aprovação na Lei Rouanet
atualizado
Compartilhar notícia
Os filmes “Terra em transe” e “Maranhão 66”, dois clássicos do diretor Glauber Rocha, serão restaurados para o formato 4K. O projeto depende de aprovação para iniciar a captação de recursos pela Lei Rouanet.
A restauração é uma iniciativa da pesquisadora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha. Ela trabalhou com o produtor Lino Meireles na restauração de “Deus e o diabo na terra do sol” para 4K.
A nova versão de “Deus e o diabo na terra do sol” estreou no Festival de Cannes, em maio do ano passado, e foi exibida no Cine Brasília na segunda-feira (19/6), por iniciativa do Metrópoles. Paloma Rocha anunciou a intenção de restaurar os outros dois filmes no debate que antecedeu a sessão.
A pesquisadora disse que a restauração dos filmes será complexa. “Maranhão 66”, um curta de 1966 sobre a posse de José Sarney para o primeiro mandato como governador do Maranhão, entrou no projeto porque Glauber Rocha usou planos do negativo para finalizar “Terra em transe”, de 1967.
À coluna Paloma Rocha disse que espera concluir os trabalhos até 2026.