metropoles.com

TCU multa ex-gestores da Petrobras pelo caso Sete Brasil

Corte julgou irregularidades relacionadas ao Projeto Sondas da Petrobras; ex-gestores foram multados por dispensar critérios técnicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agencia Brasil
pre-sal1
1 de 1 pre-sal1 - Foto: Agencia Brasil

Na sessão desta quarta-feira (3/5), o Tribunal de Contas da União (TCU) multou ex-gestores da Petrobras por terem dispensado critérios técnicos nas contratações para explorar o pré-sal.

O relatório, do ministro Walton Alencar, aponta que a Petrobras cometeu irregularidades no Projeto Sondas, levado a cabo nos governos Lula e Dilma.

A Petrobras contratou 28 unidades de perfuração com o mesmo grupo econômico, o Grupo Sete Brasil, “recém-criado e dependente financeiramente de capital de terceiros da ordem de 80% do valor total do projeto”.

Isso levou a Petrobras a “assumir riscos financeiros, de crédito e operacionais excessivos, de forma imprudente e temerária, apesar de diversos alertas sobre os riscos envolvidos, o que deu ensejo à realização de aportes de capital em valores expressivamente maiores do que o previsto inicialmente e que culminou por tornar inviável o Projeto Sondas”, diz o relatório.

As investigações da Operação Lava Jato mostraram que o Projeto Sondas descumpriu critérios técnicos e que gestores de fundos de pensão, como Previ e Petros, foram pressionados a investir na Sete Brasil mesmo com o risco de perdas bilionárias, que se concretizou.

Em sessão nesta quarta-feira, foram multados em R$ 50 mil cada os gestores José Sergio Gabrielli de Azevedo, Almir Guilherme Barbassa, Guilherme de Oliveira Estrella, Jorge Luiz Zelada, Maria das Graças Silva Foster e Renato de Souza Duque.

Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, foi multado em mais R$ 67 mil por ter alterado a estratégia inicial da Petrobras de contratar apenas sete sondas, e não 28, sem anuência prévia da Diretoria Executiva.

O relator propôs que os gestores multados sejam inabilitados paro o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da administração pública. A Corte não acatou a penalidade de imediato. No acórdão, ficou deliberado que eles serão ouvidos antes de a pena ser aplicada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?