metropoles.com

TCE apura supostas fraudes em licitação do Carnaval de Recife

Ministério Público de Contas apontou “fato gravíssimo” em licitação da Prefeitura de Recife que inclui Carnaval; TCE abriu auditoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wesley D’Almeida/PCR
Imagem colorida mostra o Galo da Madrugada, tradicional bloco que inicia o Carnaval de Recife - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o Galo da Madrugada, tradicional bloco que inicia o Carnaval de Recife - Metrópoles - Foto: Wesley D’Almeida/PCR

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco apura supostas fraudes em uma licitação de R$ 4,1 milhões da Prefeitura de Recife que incluiu despesas com o carnaval deste ano. A auditoria foi aberta na terça-feira (12/3), a pedido do Ministério Público de Contas.

No fim do ano passado, a Fundação de Cultura da Cidade do Recife contratou a empresa MC Produções para a produção de eventos culturais de festas como carnaval, festas juninas e Natal na capital pernambucana. A firma receberá R$ 4,1 milhões por um ano de trabalho.

O Ministério Público apontou diversas suspeitas no processo. Além de a MC ser uma empresa de pequeno porte, o pregão teve apresentação de propostas idênticas para fraudar a seleção. Ainda segundo o MP, a companhia vencedora tem relação de “muita proximidade” com outras duas concorrentes.

“Está-se diante de fato gravíssimo, com a apresentação de propostas idênticas, denotando participação apenas formal das empresas, a fim de conferir aparência de legitimidade ao processo licitatório e de simular uma competição, indicando atuação em conluio para fraudar o certame”, escreveu a procuradora Eliana Maria Lapend no último dia 27.

Procurada, a Prefeitura de Recife afirmou que o negócio foi regular. “Houve ampla concorrência das empresas interessadas. O processo de licitação foi homologado e cumpriu a legislação vigente. As contratações foram devidamente publicadas em 3 de fevereiro, de modo a garantir o maior carnaval da história da cidade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?