metropoles.com

Tarcísio vai lançar comitê e conselho para mudanças climáticas em SP

Governador paulista, Tarcísio vai instaurar comitê e anunciar conselho na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Sergio Barzaghi /Governo de SP
Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas durante discurso - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas durante discurso - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Sergio Barzaghi /Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, fará nesta semana dois gestos com potencial de gerar atrito com o bolsonarismo, particularmente entre os mais estridentes negacionistas das mudanças climáticas. Na esteira do desastre causado pelas inundações no Rio Grande do Sul, Tarcísio vai lançar na próxima quarta-feira (5/6) um comitê e um conselho sobre mudanças climáticas no estado.

O Comitê Gestor da política estadual de mudanças climáticas, criado em um decreto publicado no último dia 29 de maio, vai mirar reduzir emissões de gases de efeito estufa e medidas para preparar cidades paulistas contra desastres. O governador vai formalizar a instauração do colegiado na quarta, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O comitê vai reunir representantes das secretarias da Casa Civil; Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Agricultura e Abastecimento; Transportes Metropolitanos; Fazenda e Planejamento.

No mesmo dia, Tarcísio vai anunciar a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas, que vai acompanhar a implementação da estratégia de São Paulo para o clima.

O conselho terá 18 membros não remunerados, dos quais seis representantes do governo, seis dos municípios e seis da sociedade civil – estes últimos incluirão representantes de universidades estaduais, da Fiesp e de uma organização socioambiental com atuação na área, a ser escolhida em um edital.

As diretrizes desse conselho vão orientar prefeituras sobre prioridades na elaboração e implementação de planos, ações emergenciais e obras de infraestrutura nessa seara. A Defesa Civil paulista poderá participar das reuniões do conselho e do comitê como convidada.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?