Tarcísio recorre à cunhada ao escolher domicílio eleitoral em SP
Nascido no Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas mora em Brasília, mas disputará o governo de São Paulo, com domicílio em São José dos Campos
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, selecionou a cidade de São José dos Campos, onde vive a família de sua cunhada, como domicílio eleitoral para disputar o governo de São Paulo. O fato de o político ter família no município, que fica a cerca de 100 quilômetros da capital, foi o critério de escolha.
A opção de Tarcísio visa mostrar algum tipo de relação com o estado que ele pretende governar a partir de 2023. O ministro, que nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília, disse que assumiu uma missão passada por Bolsonaro, ao se colocar como pré-candidato ao governo paulista.
Para o azar de Tarcísio, a cidade de São José dos Campos deverá ter um representante na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. O prefeito Felicio Ramuth analisa um convite de Gilberto Kassab para ser candidato pelo PSD.
Tarcísio terá outros percalços para se viabilizar em São Paulo. O primeiro será conquistar o eleitorado bolsonarista. Para acenar de forma mais explícita aos apoiadores do presidente, o ministro passou a ser visto com um prendedor de gravata em forma de fuzil — algo incomum para quem se considerava um integrante do quadro técnico no governo.
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub tem feito uma turnê pelos estados de São Paulo e quer se colocar como uma opção “raiz” para o eleitorado de direita. Weintraub disse, numa entrevista, que vê Tarcísio como um adversário na eleição.
Outro obstáculo para Tarcísio superar é a alta rejeição a Bolsonaro em São Paulo. O ministro terá de administrar o desgaste ao responder à população de um dos estados que mais vacinaram contra a Covid-19 se compactua com as opiniões negacionistas do chefe.