STJD: entidades de árbitros indicam mesmo nome e divergem sobre acordo
Anaf diz que fez acordo para não judicializar o caso e escolheu para o STJD o mesmo indicado da Abrafut, entidade que é sua opositora
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) fez a sua indicação para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O escolhido é o presidente da seccional da OAB do Acre, Rodrigo Aiache Cordeiro.
Aiache já havia sido indicado ao tribunal pela Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut), que é uma entidade de oposição à ANAF.
Interlocutores da Anaf dizem que houve um consenso em torno do nome de Aiache para que a briga entre as associações não fosse parar na Justiça. Com isso, passaria a valer a indicação dela e uma judicialização do caso, que já vinha sendo desenhada, não será feita. A Abrafut nega a informação e diz que mantém a sua indicação e sua posição como representante dos árbitros.
Na composição do STJD, os árbitros têm direito a fazer apenas uma indicação. E ambas entidades se consideram legítimas para escolher o nome pela categoria.
A Anaf sempre fez as indicações, mas rompeu com a atual direção da CBF. Já a Abrafut, que é ligada à confederação e foi criada recentemente, tem como associados a maioria dos árbitros em atividade.
A Abrafut indicou o nome de Aiache em 2 de maio. Pouco mais de um mês depois, a ANAF cobrou do STJD a carta pedindo formalmente que ela indique um representante — nenhuma entidade recebeu o pedido, exceto a CBF, porque fizeram as indicações antes do prazo.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Instagram
Siga a coluna no Twitter