STJ julga Nissan por associar Toyota a “agroboys leitinho com pera”
Veja o vídeo; STJ vai analisar se Nissan associou Toyota a “agroboys criados em playground”
atualizado
Compartilhar notícia
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (14/2) uma ação em que a Nissan foi condenada a indenizar a Toyota por ter associado a marca a “agroboys” e pessoas criadas com “leitinho com pera”. Em 2010, uma propaganda da Nissan apresentava a dupla “Railuque e Maloque”, em referência aos carros Hilux, da Toyota, e Amarok, da Volkswagen.
“Com vocês, Railuque e Maloque, a dupla sertaneja que não é sertaneja”, começa o narrador, enquanto os dois “caubóis de posto” fazem dancinhas. “A gente foi criado em playground, tomando leitinho com pera, a gente nunca andou na grama, não sujou pneu de lama. Fui feita para agroboy, caubói de posto, fivela dourada e creme de rosto”. No final do vídeo de 46 segundos, veiculado em 2010, uma picape da Nissan dá um banho de lama na dupla.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a Nissan a pagar R$ 200 mil por danos morais à Toyota. No STJ, a condenação incluiu danos materiais. Agora, a Quarta Turma do tribunal analisará o caso nesta terça-feira (14/2). A Nissan alegou que usou bom humor e apenas fez uma comparação implícita com os concorrentes.
Assista ao vídeo: