metropoles.com

STJ nega recurso de Joice Hasselmann em caso de plágio de reportagens

Joice Hasselmann tenta anular a decisão do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná que comprovou plágio em 65 reportagens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
A ex-deputada federal Joice Hasselmann
1 de 1 A ex-deputada federal Joice Hasselmann - Foto: Reprodução/Twitter

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou o recurso da ex-deputada Joice Hasselmann para anular uma decisão do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná contra ela. A entidade comprovou, em junho de 2015, que Joice plagiou 65 reportagens, escritas por 42 jornalistas diferentes, quando mantinha um site chamado Blog da Joice.

Buzzi negou o recurso de Joice na sexta-feira (29/9). A decisão foi publicada pelo STJ nesta terça-feira (3/10).

Joice não contestou o mérito da decisão do Conselho de Ética, mas alegou questões técnicas para tentar anular o procedimento disciplinar. A ex-deputada disse que não foi notificada pela entidade para se defender das acusações.

A Justiça do Paraná deu razão para Joice em julgamento na primeira instância, mas o Sindicato dos Jornalistas reverteu o entendimento na segunda instância. Buzzi acatou os argumentos que fundamentaram a segunda decisão.

O sindicato demonstrou que a correspondência com a notificação foi recebida pelo porteiro do edifício onde Joice morava. Foi a ex-deputada que informou o endereço à entidade, em telefonema no dia 14 de outubro de 2014.

A decisão do Conselho de Ética resultou em advertência por contrafação e impede Joice de entrar para o sindicato e de usar os serviços e benefícios disponibilizados pela entidade. Em 2015, Joice trabalhava como jornalista na Veja e não era sindicalizada. Ela afirmou, na ocasião, que via a proibição de ingressar na entidade como um elogio e que os jornalistas que a acusaram de plágio eram “invejosos”, “frustrados” e “vagabundos ligados ao PT e à CUT”.

Joice disse que irá recorrer da decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?