metropoles.com

STJ já teve 94 ministros e apenas 9 ministras desde que foi criado

Lula indicará duas vagas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos próximos dias; em 35 anos, só houve 8,5% de ministras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/STJ
STJ
1 de 1 STJ - Foto: Divulgação/STJ

Dos 103 ministros que já passaram pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 35 anos de história, há apenas nove mulheres, o equivalente a 8,5%. Intitulado Tribunal da Cidadania, o STJ só passou a ter uma ministra em 1999, 11 anos depois de ser criado pela Constituição de 1988. Lula indicará duas vagas para a corte nos próximos dias.

O STJ tem cinco ministras atualmente: Nancy Andrighi, empossada em 1999; Maria Thereza de Assis Moura, em 2006; Isabel Gallotti, em 2010; Regina Helena Costa, em 2013; e Daniela Teixeira, que tomou posse no ano passado.

As quatro ex-ministras do STJ são: Eliana Calmon, que ocupou o cargo de 1999 a 2013; Denise Arruda, de 2003 a 2010; Laurita Vaz, de 2001 a 2023; e Assusete Magalhães, de 2012 a 2024. As vagas das duas últimas passaram por votação interna secreta nesta semana.

Lula recebeu duas listas tríplices do STJ, com três mulheres e três homens no total. Para a cadeira de Assusete Magalhães, destinada à Justiça Federal, foram votados Carlos Pires Brandão, do TRF-1; Daniele Maranhão Costa, do TRF-1; e Marisa Ferreira dos Santos, do TRF-3.

Já para o gabinete de Laurita Vaz, oriundo do Ministério Público (MP), o STJ escolheu Maria Marluce Caldas Bezerra, do MP de Alagoas; Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre; e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem um desempenho pior ainda do que os 8,5% de ministras do STJ. Dos 170 ministros que já passaram pelo Supremo em 133 anos de história, há apenas três mulheres, ou 2%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 51,5% de mulheres, e 48,5% de homens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?