metropoles.com

STJ completa dois anos sem julgar pai de Juscelino Filho por homicídio

O ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro não analisou um recurso recebido em 2021 e travou a ação contra o pai de Juscelino Filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Juscelino Filho, o atual ministro das Comunicações do governo Lula, ao lado do pai, Juscelino Rezende
1 de 1 Juscelino Filho, o atual ministro das Comunicações do governo Lula, ao lado do pai, Juscelino Rezende - Foto: Reprodução/Facebook

O processo em que José Juscelino dos Santos Rezende é acusado de assassinato completou, neste domingo (17/9), dois anos sem julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Rezende é o pai de Juscelino Filho, ministro das Comunicações do governo Lula.

A acusação remete a um crime cometido em 2003, mas o mérito da denúncia nem começou a ser analisado pela Justiça. O ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro travou um recurso que Rezende apresentou para barrar a transferência do julgamento para São Luís. Rezende quer ser julgado em Vitorino Freire, o seu reduto eleitoral.

O pai do ministro das Comunicações foi acusado de pagar R$ 18 mil para um “temido pistoleiro” da região matar o agiota José Soares Rodrigues, conhecido como “Zezico Galego”, em 18 de julho de 2003. O Ministério Público disse que o agiota integrava o “círculo de amizade” de Rezende e teria emprestado “vultosa quantia” em dinheiro para o político concorrer à Prefeitura de Vitorino Freire.

A coluna questionou o gabinete de Palheiro, em março, sobre os prazos para destravar o julgamento contra Rezende. Na ocasião, o ministro do STJ declarou que prioriza julgamentos com réus presos e que conta com um acervo de 8,9 mil processos pendentes de análise.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?