STF torna vice de Cláudio Castro inelegível
Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram a favor de Washington Reis; Cláudio Castro é o candidato de Bolsonaro no RJ
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal confirmou a inegibilidade do vice de Claudio Castro, Washington Reis, nesta quarta-feira (30/8).
Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski e Edson Fachin votaram a favor da inegibilidade do vice de Castro. Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram contra.
Ex-prefeito de Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense, Reis foi condenado por crime ambiental, que segundo a Justiça aconteceu entre 2001 e 2006.
Reis ainda tem direito de reverter a decisão baseado nos embargos infringentes. Esse instrumento jurídico pode ser usado toda vez que dois dos cinco ministros da turma votam pela absolvição do réu. Dessa forma, a ação pode ser julgada pelos onze ministros do STF, no plenário.
O governador do Rio de Janeiro, que tenta a reeleição pelo PL, disse à coluna, no dia 13 de agosto, durante um evento evangélico, que tinha certeza que Reis não ficaria inelegível, e que não tinha outro nome “na manga”.
Castro tem, agora, até o dia 12 de setembro para propor outro nome a vice em sua chapa.
(Atualização, às 20h26 de 30 de agosto de 2022: Em nota, a coligação da chapa de Cláudio Castro e Washington Reis afirmou que recorrerá ao plenário do Supremo. “A campanha confirma o nome de Washington Reis na candidatura a vice-governador e ressalta a confiança em sua absolvição e elegibilidade”.)