STF planeja condenar e cassar bolsonarista Daniel Silveira até junho
Daniel Silveira responde pelos crimes de coação, ameaça contra os ministros do Supremo Tribunal Federal e incitação de animosidade
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros do Supremo Tribunal Federal vêm conversando para condenar, ainda neste semestre, o deputado federal Daniel Silveira, do União Brasil do Rio de Janeiro, pelos crimes de coação, ameaça contra os ministros e incitação de animosidade entre as Forças Armadas e o STF.
Além da condenação, deve ser emitida, ainda neste semestre, a ordem para a cassação do mandato de Silveira pela Câmara e, com isso, a consequente inelegibilidade do deputado. Silveira estaria impedido, portanto, de disputar as eleições de outubro.
A expectativa no STF é que Silveira tenha pelo menos nove votos favoráveis à sua condenação. As únicas dúvidas sobre como decidirão são Kassio Nunes Marques e André Mendonça, os dois ministros indicados por Jair Bolsonaro. Ministros que têm conversado sobre o processo temem que Nunes Marques ou Mendonça peçam vista do processo e suspendam o julgamento, com vistas a garantir que Silveira possa participar das eleições.