metropoles.com

STF marca depoimentos de ação contra Zambelli por perseguição armada

Carla Zambelli responde a ação penal no STF por ter sacado arma e perseguido eleitor de Lula em São Paulo na véspera do 2º turno de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Carla Zambelli aponta arma a apoiador de Lula em São Paulo
1 de 1 Carla Zambelli aponta arma a apoiador de Lula em São Paulo - Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar em junho as audiências de testemunhas na ação penal aberta contra a deputada federal Carla Zambelli por, com uma arma em punho, ter perseguido um apoiador de Lula em uma rua de São Paulo na véspera do segundo turno presidencial de 2022. A ação corre em segredo de Justiça no Supremo e tem o ministro Gilmar Mendes como relator.

As audiências de instrução do processo, com oitivas das testemunhas de acusação e de defesa, ocorrerão nos dias 7, 14 e 21 de junho, em uma sala no STF. Os depoimentos poderão ser presenciais ou por meio de videoconferência.

Luan Araújo, jornalista que foi perseguido pela deputada bolsonarista, falará no processo em 7 de junho, a partir das 9h, assim como os policiais militares Rafael Douglas Vicente e Aristóteles Alves da Silva, que atenderam a ocorrência na capital paulista.

Entre as testemunhas de defesa que serão ouvidas no STF estão Antônio Aginaldo de Oliveira, marido de Carla Zambelli; João Hélio Salgado e João Hélio Salgado Neto, pai e filho da deputada; ex-assessores e uma assessora da parlamentar.

Em agosto de 2023, o STF aceitou a denúncia da PGR contra Zambelli pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

Episódio apontado até hoje por bolsonaristas como um dos motivos da derrota de Jair Bolsonaro para Lula, a perseguição de arma em punho na véspera do segundo turno de 2022 ocorreu no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Armada com uma pistola calibre 9 mm, a deputada correu atrás de Araújo após ouvir provocações na saída de um restaurante. Apontando a arma para o eleitor de Lula, ela o rendeu dentro de uma lanchonete e ordenou que deitasse no chão.

 

Já segue a coluna no Instagram? E no Twitter?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?