metropoles.com

STF julgará recurso do Twitter contra bloqueio de Oswaldo Eustáquio

Julgamento acontece em meio a possível suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil; rede questiona bloqueio de perfil de Oswaldo Eustáquio

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
imagem do plenário do STF durante cerimônia de posse de Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 imagem do plenário do STF durante cerimônia de posse de Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em meio a uma possível suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, o Supremo julgará a partir da próxima sexta-feira (30/8) um recurso da rede social contra o bloqueio da conta do militante bolsonarista Oswaldo Eustáquio na plataforma.

O julgamento virtual acontecerá na Primeira Turma do STF e durará até uma semana. O colegiado é composto por Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

No recurso, o Twitter questiona o bloqueio ao perfil de Oswaldo Eustáquio no X. Eustáquio está na Espanha e tem uma ordem de prisão em aberto no STF há um ano e meio. No último dia 14, Moraes voltou a decretar a prisão do militante.

No mesmo dia, a PF cumpriu um mandado de busca na casa do militante em Brasília, onde moram sua filha adolescente e esposa. A jovem foi alvo porque a investigação suspeita de que ela seja usada pelo bolsonarista para driblar as restrições impostas pelo STF.

Como mostrou a coluna, no fim de 2022 o X afirmou ao STF que uma decisão de Moraes que ordenou o bloqueio do perfil de um empresário bolsonarista poderia ser “censura prévia”.

Alexandre de Moraes já decidiu que votará pela derrubada do X no país, como informou a coluna nesta quinta-feira (29/8), diante do provável descumprimento por Elon Musk, dono da rede social, de ordens do STF. Na véspera, Moraes deu 24 horas para que a plataforma indicasse o representante legal no Brasil e pagasse multas pendentes, sob pena de suspensão. Musk respondeu à intimação com memes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?