metropoles.com

Só 2,5% de jovens pobres conseguem meia entrada e transporte gratuito

17 milhões de jovens de baixa renda têm direito aos benefícios, mas só 431 mil estão inscritos; programa foi lançado por Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
Ônibus - Metrópoles
1 de 1 Ônibus - Metrópoles - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

Apenas 2,5% dos jovens pobres brasileiros têm acesso a transporte interestadual gratuito e meia entrada em eventos culturais e esportivos, apesar de o direito estar garantido por lei. Vinculado ao Palácio do Planalto, o programa ID Jovem está em seu nono ano e foi lançado ainda no governo Dilma Rousseff.

Brasileiros de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único — banco de dados do governo para programas assistenciais — têm direito a esses benefícios por meio do ID Jovem. Dos 17 milhões de jovens nessa situação, só 431 mil emitiram a carteirinha do programa. A inscrição é online e gratuita.

O programa é coordenado pela Secretaria Nacional da Juventude, subordinada à Secretaria-Geral da Presidência. Desde 2015, quando a iniciativa foi lançada, o governo federal nunca conseguiu fazer com que uma fatia relevante do público-alvo usasse os benefícios do ID Jovem.

Procurada, a Secretaria-Geral da Presidência acusou o governo Bolsonaro de “abandonar” o programa. O ministério afirmou que pretende ampliar o acesso aos benefícios, mas não informou uma meta.

“O ID Jovem, como tantos outros programas sociais, foi abandonado pelo governo anterior: sem fiscalização, sem qualquer esforço que demonstrasse vontade de incluir maior número de usuários”, afirmou o ministério, acrescentando que trabalha para facilitar a inscrição no programa e fiscalizar eventuais descumprimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?