Só 21% de jovens pobres conseguem meia entrada e transporte gratuito
Lançado no governo Dilma, programa ainda enfrenta dificuldades para alcançar público-alvo; 11,9 milhões de jovens têm direito a benefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas 21% dos jovens pobres brasileiros têm acesso a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de transporte interestadual gratuito, apesar de ser um direito previsto em lei. Lançado no governo Dilma Rousseff, o programa ID Jovem ainda enfrenta dificuldades para alcançar seu público-alvo.
Esses benefícios são concedidos por meio do ID Jovem a 2,5 milhões de pessoas. São jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único, o banco de dados do governo para programas assistenciais.
As gratuidades poderiam alcançar cinco vezes mais beneficiários, uma vez que o Brasil registra 11,9 milhões de jovens de baixa renda e que têm direito ao ID Jovem. As inscrições para o programa são gratuitas e feitas virtualmente. Procurado, o Ministério dos Direitos Humanos não respondeu sobre a baixa adesão ao programa.