metropoles.com

Só 1% das cidades oferece credencial de estacionamento a idoso on-line

Governo federal criou programa no ano passado, mas só 69 cidades aderiram; apenas quatro capitais permitem facilidade a motorista idoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano
Vaga para idoso em estacionamento
1 de 1 Vaga para idoso em estacionamento - Foto: Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano

Só uma a cada 100 cidades brasileiras aderiu a um programa do governo federal que permite ao idoso solicitar pela internet a credencial de estacionamento especial. O documento é obrigatório. O programa foi lançado há um ano, mas só recentemente o governo começou a apresentá-lo a estados e municípios.

Atualmente, o projeto, que usa o cadastro do Gov.Br, é executado em apenas 69 cidades, de 17 unidades da Federação. O estado com mais cidades inscritas é o Rio de Janeiro, com 17 municípios. Em nove estados, só há uma cidade que permite essa facilidade aos motoristas acima de 60 anos.

Só quatro capitais fazem parte da iniciativa: Porto Velho (RO), Teresina (PI), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Nos centros urbanos mais populosos do país, no Sudeste e Centro-Oeste, motoristas idosos ainda precisam pegar fila em um departamento de Trânsito para obter a credencial de estacionamento. Sem esse documento, o idoso não pode estacionar na vaga especial.

Procurado, o Ministério dos Transportes afirmou que busca levar a funcionalidade para todas as cidades do país até o fim do mandato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?