metropoles.com

Skate: Ministério também opina sobre representação no Brasil

Ministério do Esporte emitiu parecer sobre a disputada de quem deve representar o skate no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem sobre fotos de Elsa, John Walton e Marvin Ibo Guengoer/ Via Getty
Pedro Barros, Akio e Cini avançam para a final do skate park masculino
1 de 1 Pedro Barros, Akio e Cini avançam para a final do skate park masculino - Foto: Montagem sobre fotos de Elsa, John Walton e Marvin Ibo Guengoer/ Via Getty

O Ministério do Esporte, assim como o COB, manifestou-se sobre a questão da representação do skate no Brasil. Após ser consultado, o órgão emitiu um parecer jurídico confirmando a autonomia e legitimidade da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK) em gerir o esporte no país.

Conforme a coluna mostrou, há uma disputa da CBSK com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patins (CBHP) pela gestão do esporte no país. A razão é que quando o skate se tornou olímpico, o esporte ficou sob o guarda-chuva de uma entidade internacional. A escolhida foi a World Skate (WS), que cuida de esportes sobre rodas.

A WS, entretanto, entende que apenas uma entidade por país pode ser filiada a ela e deu ordem para que CBSK e CBHP chegassem a um consenso. Caso contrário, o COB teria que se manifestar.

O caso chegou à arbitragem, na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. A CBSK foi desfiliada da WS, mas, por meio de uma liminar, continua gerindo o esporte. Já houve uma audiência e a decisão final deve sair em breve.

Há na mesa uma sugestão para que cada entidade mantenha a administração do esporte, mas que seja criada uma terceira entidade para representar o Brasil perante a WS. Segundo o documento, assinado pelo ministro André Fufuca, que também preside o Conselho Nacional do Esporte, essa é a proposta ideal.

“Confirmo que a solução de uma terceira entidade, voltada exclusivamente à representatividade internacional perante a WS, atende à organização do desporto no Brasil, permanecendo cada uma delas gozando de ampla autonomia em território nacional”, diz trecho do parecer.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?