metropoles.com

Silvio Almeida firma parceria com entidade atacada por Rui Costa

Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida anunciou parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, alvo de críticas de Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil; Vinícius Schmidt/Metrópoles
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa
1 de 1 O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil; Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse nesta sexta-feira (2/2) que firmou uma parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para basear uma política nacional em defesa de vítimas de violência. A entidade foi atacada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em 2023.

A pasta assinou um acordo de cooperação técnica com o FBSP, um documento que prevê a colaboração do governo com uma entidade, mas sem custo aos cofres públicos. Almeida deu a declaração em um café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira (2/2).

Em agosto do ano passado, o FSBP foi duramente criticado pelo ministro da Casa Civil. O Anuário, a principal pesquisa da organização, apontou a Bahia como campeã em mortes violentas intencionais e mortes por intervenção policial. Ex-governador da Bahia, Rui Costa disse não conhecer os parâmetros do trabalho, o que vai na contramão do consenso de especialistas em segurança pública.

O Anuário usa metodologias internacionais e dados dos próprios estados. Além disso, o Ministério da Saúde também apontou a escalada da violência na Bahia, ao contrário do que disse Costa.

Como mostrou o repórter Thalys Alcântara, do Metrópoles, Flávio Dino, então ministro da Justiça e futuro ministro do STF, discordou de Rui Costa. Dino afirmou que a pesquisa do FBSP é válida e é usada pelo Ministério da Justiça para embasar políticas nacionais de segurança pública.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?