Servidores da EBC entram em greve e planejam ato no Planalto
Paralisação alcançou 90% dos jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
atualizado
Compartilhar notícia
Servidores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão em greve nesta terça-feira (3/9). A paralisação alcançou 90% dos jornalistas da estatal, segundo a organização do movimento.
Na quarta-feira (4/9), segundo dia da paralisação, os funcionários farão um protesto em frente ao Palácio do Planalto. A EBC é ligada à Secretaria de Comunicação da Presidência.
O grupo alega que a direção da estatal pretende diminuir os salários de funcionários em 12% e burlou regras trabalhistas. Não há prazo para o fim das paralisações, que afetam vários veículos da EBC, como a Agência Brasil e a TV Brasil.
Procurada, a EBC não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações.
(Atualização às 19h08 de 3 de setembro de 2024: Em nota, a EBC afirmou que a proposta do novo Plano de Carreiras e Remunerações busca “fortalecer a comunicação pública” e oferecer um aumento de 50% no piso salarial a metade de seus funcionários. “A EBC seguirá dialogando, analisando e encaminhando as contribuições apresentadas. Trata-se apenas do início de uma importante e histórica construção para os empregados e empregadas da empresa, bem como para a atual gestão”.)