metropoles.com

Servidores da Abin criticam novo corregedor do órgão em reunião na CGU

Servidores da Abin alertaram a CGU de conflito de intereses gerados pela nomeação de delegado da PF como corregedor-geral da agência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Em foto colorida, viatura da PF na frente da Abin
1 de 1 Em foto colorida, viatura da PF na frente da Abin - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram à Controladoria-Geral da União (CGU) para criticar a escolha do delegado da Polícia Federal (PF) José Fernando Moraes Chuy para o cargo de corregedor-geral da agência. Os funcionários estiveram com o corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo, na última terça-feira (6/8).

Integrantes da União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) alertaram que a nomeação traz riscos institucionais e conflitos de interesses. Isso porque o inquérito da PF que investiga a Abin paralela no governo Bolsonaro mira servidores da polícia que tinham cargos de confiança na agência. Parte segue presa por ordem do STF.

Os funcionários da Abin entregaram ao corregedor-geral da União um levantamento que aponta que em raríssimas ocasiões um órgão federal tem como corregedor-geral alguém de fora da carreira. Quando isso aconteceu, houve um processo seletivo, o que não foi o caso da Abin.

Para os servidores da Abin presentes à reunião, não faz sentido o argumento do diretor-geral da agência, o delegado da PF Luiz Fernando Corrêa, de que não encontrou uma pessoa de confiança para ocupar a corregedoria. O grupo mostrou estranheza com o fato de que em um ano e meio nenhum servidor sequer foi considerado apto para o posto.

O corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo, afirmou que levará as informações da reunião ao ministro da CGU, Vinicius Carvalho, para eventuais providências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?