metropoles.com

Servidor do Ibama que multou Bolsonaro foi posto na “geladeira”

Nos últimos dois meses, José Augusto Morelli recebeu ordem para fazer apenas trabalho burocrático no Ibama

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
bolsonaro ibama
1 de 1 bolsonaro ibama - Foto: null

Servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que multou Jair Bolsonaro por pesca irregular em 2012, José Augusto Morelli foi direcionado a passar os dois últimos meses fazendo um trabalho burocrático e incompatível com sua experiência de 20 anos no órgão. No início do mês, Morelli se afastou do Ibama para concorrer a deputado distrital pela Rede.

Em maio, segundo relatos de servidores, Morelli recebeu ordem para fazer apenas um trabalho: buscar no Diário Oficial da União e no Boletim de Serviços do Ibama, que traz as medidas administrativas, os funcionários que haviam morrido ou se aposentado. Com essas informações, deveria fazer um documento pedindo a exclusão desses servidores do sistema eletrônico do Ibama.

Com 20 anos de Ibama que incluem postos de chefia, o servidor concursado é especialista em direito ambiental e ganha R$ 14,3 mil por mês. A ordem causou constrangimento no instituto. Medidas desse tipo são conhecidas como “geladeira”. Acontecem quando um funcionário público é punido informalmente, desviado de seu trabalho e enviado a tarefas sem necessidade ou que poderiam ser feitas por pessoas com menos qualificação.

Em 2012, Morelli multou em R$ 10 mil o então deputado Jair Bolsonaro por pesca irregular na Estação Ecológica de Tamoios, na região de Angra dos Reis (RJ). A multa nunca foi paga. Em dezembro de 2018, dois meses depois que Bolsonaro foi eleito presidente, o Ibama anulou a punição.

No terceiro mês do governo Bolsonaro, em março de 2019, Morelli foi demitido da chefia do Centro de Operações Aéreas da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama. Naquela época, Morelli veio a público dizer que havia sido punido por ter feito seu trabalho e fora alvo de vingança pessoal do presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?