Sentimento pró-PT sobe e supera rejeição na reta final, diz Quaest
O sentimento positivo da população em relação ao PT alcançou o ponto mais alto dos últimos 45 dias
atualizado
Compartilhar notícia
O sentimento positivo da população em relação ao PT alcançou o ponto mais alto dos últimos 45 dias e superou a avaliação negativa sobre o partido. Os dados constam de uma pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (26/10).
Entre os entrevistados, 35% disseram gostar do PT, ante 34% que disseram não gostar. Para 26%, não há preferência ou rejeição pela sigla de Lula. Outros 5% não souberam ou não responderam. Em 14 de setembro, início deste levantamento, o sentimento negativo superava o positivo, por 37% a 31%.
O mapa da avaliação do PT segue as mesmas tendências do desempenho de Lula no primeiro turno: mais aprovação entre os mais pobres, entre as mulheres e no Nordeste. Nesta região, 49% gostam do PT, ante 23% neutros, e 21% que reprovam a legenda. O pior cenário para a sigla foi aferido na Região Sul, onde Jair Bolsonaro se destaca: 48% não gostam do PT, ante 26% neutros, e 24% que gostam.
Quando o eleitorado é dividido entre homens e mulheres, o PT vai melhor no público feminino: 37% gostam, 29% são neutros, e 28% não gostam. Entre os homens, 40% não gostam, 32% gostam, e 23% não gostam nem desgostam.
Na parcela da população que ganha até dois salários mínimos por família, 43% gostam do PT, e 22% não gostam. Já nas famílias que ganham mais de cinco salários mínimos, o retrato se inverte: 49% não gostam, e 27% gostam do Partido dos Trabalhadores.