Senadora pega ministro pelo braço para entregar relatório na COP26
Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite havia se recusado a receber relatório sobre aquecimento global da senadora Eliziane Gama
atualizado
Compartilhar notícia
A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, precisou pegar pelo braço o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na COP26, para que ele aceitasse receber nesta quarta-feira (10/11) um relatório crítico sobre mudanças climáticas aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.
Num primeiro momento, Leite havia se recusado a receber o documento crítico ao governo Bolsonaro.
Após insistência da senadora, que pegou o ministro pelo braço, Leite acabou segurando o relatório e posou constrangido para uma foto. Também participaram desse painel sobre o Brasil na COP26 o senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo; a deputada Vivi Reis, do PSOL do Pará; Marina Marçal, coordenadora do Instituto Clima e Sociedade; André Lima, coordenador do Instituto Democracia e Sustentabilidade; e Tasso Azevedo, coordenador do Mapbiomas.
O relatório crítico aprovado pelo Senado trata de desmatamento e aquecimento global, temas espinhosos ao governo Bolsonaro.
Em discurso mais cedo na COP26, o sucessor de Ricardo Salles foi criticado ao declarar que “onde há muita floresta, há muita pobreza”.