metropoles.com

Senador pede indiciamento de general Braga Netto por três crimes

À frente da Casa Civil por um ano, general comandou comitê de crise da Covid e ditava até o que outros ministros diriam à imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Braga Netto
1 de 1 Braga Netto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em relatório alternativo da CPI da Pandemia, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, pediu nesta sexta-feira (15/10) o indiciamento do general Walter Braga Netto, ministro da Defesa e ex-ministro da Casa Civil, por três crimes. Vieira atribuiu ao general os crimes de responsabilidade, de epidemia e contra a humanidade.

Ex-diretor-geral da Polícia Civil de Sergipe, o senador considerou que todas as decisões do governo Bolsonaro sobre a pandemia receberam o aval de Braga Netto. Quando chefiou a Casa Civil, durante o primeiro ano da pandemia, o general coordenou um comitê de crise da Covid e tinha a missão de integrar todos os ministérios no dia a dia do governo.

“Toda e qualquer decisão relacionada à pandemia passaram pelo seu aval e são de sua responsabilidade, inclusive a produção de cloroquina pelo laboratório do exército, compra e distribuição de vacinas e medidas de contenção do vírus nas fronteiras”, escreveu Alessandro Vieira. O documento foi enviado à CPI e poderá embasar o relatório final da comissão, que será apresentado por Renan Calheiros na próxima semana.

À frente da Casa Civil, no Planalto, Braga Netto ditava até o que outros ministros diriam à imprensa. Em março do ano passado, o general fez uma intervenção em uma entrevista coletiva para que Sergio Moro, ministro da Justiça, e Paulo Guedes, ministro da Economia, não respondessem aos repórteres o que pensavam do isolamento social.

Vieira apresentou um relatório alternativo porque considerou que o relator do colegiado, Renan Calheiros, preparou um relatório final demasiadamente extenso e com muitos alvos. Vieira avalia que o documento deve ser objetivo e focar em crimes que tenham mais provas. O relatório de Vieira tem 169 páginas. A expectativa na comissão é que o de Renan passará das mil.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?