metropoles.com

Senado leva 22 dias para cumprir ordem e dar posse a servidor autista

Junta Médica barrou aprovado em todas as etapas em concurso do Senado para pessoas com deficiência; TRF-1 ordenou posse em 17 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
imagem colorida mostra plenário do senado federal - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário do senado federal - metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O Senado demorou pelo menos 22 dias para cumprir uma decisão judicial que ordenou a posse de um candidato autista aprovado em todas as etapas do concurso da Casa mas barrado pela Junta Médica. Questionado pela coluna, o Senado alegou que deve acatar a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) nesta quinta-feira (9/5).

Jheimyson Harley Damasceno Sousa foi aprovado em 2022 no concurso do Senado especificamente para pessoas com deficiência, para o posto de policial legislativo. Sousa foi aprovado em todas as fases da seleção e foi nomeado em março. Contudo, foi barrado pela Junta Médica do Senado pouco depois. Os médicos consideraram o candidato aprovado no concurso para pessoas com deficiência inapto para o cargo.

O candidato, então, recorreu à Justiça. O desembargador Rafael Paulo Soares, do TRF-1, ordenou ao Senado nomeá-lo ainda em 17 de abril.

“É ilegal o ato que excluiu candidato aprovado em vaga destinada aos portadores de deficiência física, em decorrência de supostas limitações físicas, verificadas em avaliação médica”, afirmou o magistrado, citando diversas decisões nesse sentido do TRF-1 e também do Superior Tribunal de Justiça. Segundo o desembargador, a análise da capacidade do candidato com deficiência deve ser feita durante o estágio probatório, isto é, nos primeiros meses do funcionário no serviço público.

A coluna questionou o Senado na última terça-feira (7/5). Segundo o órgão, naquele dia a Diretoria-Geral determinou a posse de Sousa, que deverá ser oficializada nesta quinta-feira (9/5). O Senado não respondeu por que demorou a cumprir a decisão do TRF-1.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?