Sem carreira militar, bolsonaristas fazem curso de operações no Bope
Knoploch é empresário e Alexandre Freitas é empresário; Polícia disse que curso é oferecido para policiais e seguranças de autoridades
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados estaduais Alexandre Knoploch, do PSL do Rio de Janeiro, e Alexandre Freitas, do Podemos do mesmo estado, participaram nesta semana de um curso de operações táticas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), mesmo sem terem carreira militar.
Knoploch é empresário e Freitas, advogado. A Secretaria Estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que o curso feito pelos deputados é “prioritariamente para o efetivo policial militar”. Segundo a PM, se solicitado, o curso pode ser oferecido a profissionais ligados à segurança de autoridades — o que os parlamentares também não são.
Os bolsonaristas deram uma versão diferente da PM: afirmaram que foram convidados pela corporação. Knoploch escreveu em seu Instagram na última sexta-feira (11/2), data de finalização do curso, que foi “acompanhar de perto pelo que passam os guerreiros nas operações policiais”.
Procurados, os deputados deram duas justificativas por ter tomado lições do Bope. A primeira é o porte de armas. A segunda é a “necessidade de acompanhar a realidade policial” e, assim, contribuir com servidores e a segurança pública.