metropoles.com

Sem Bolsonaro, PP tentará ter 10 deputados a mais do que atual bancada

Direção do PP diz que terá de trabalhar com cenário mais realista após perder Bolsonaro para o PL

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A provável ida de Bolsonaro para o PL mudou os planos da direção nacional do PP para a eleição de 2022. Integrantes do comando partidário têm dito que o PP trabalhará com a possibilidade de eleger dez deputados a mais do que a atual bancada.

Hoje, o PP conta com 42 deputados federais. A sigla queria aproveitar a filiação do presidente para atrair “puxadores de voto” do campo bolsonarista e formar a maior bancada da Câmara.

Segundo dirigentes, o PP terá de olhar para um cenário mais realista a partir de agora.

A projeção em São Paulo, onde o partido esperava eleger cerca de dez deputados, caiu pela metade. O deputado estadual Coronel Telhada deve ser uma aposta para a Câmara, assim como outros nomes ligados à segurança pública.

Existe um acordo para o Delegado Bruno Lima, também deputado estadual, deixar o PSL para concorrer à Câmara pelo PP. Espera-se que o deputado federal Guilherme Derrite, outro ex-policial, consiga se reeleger com uma votação expressiva.

A ida de Bolsonaro para o PL foi comemorada na Bahia e em Pernambuco, onde Lula tem alta popularidade. O deputado Cacá Leão, presidente do diretório baiano, acredita que conseguirá manter a bancada atual ou eleger um integrante a mais em 2022.

No diretório pernambucano, o deputado Eduardo da Fonte deverá se candidatar à reeleição puxando o filho Luiz Eduardo da Fonte para a Câmara. O discurso dos políticos locais também poderá sofrer alterações e centrar fogo em Gilson Machado, o ministro do Turismo que quer sair candidato ao Senado com apoio de Bolsonaro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?