metropoles.com

Sem acordo sobre direitos autorais, associações de artistas criticam intransigência de plataformas

Profissionais do audiovisual não chegaram a acordo com deputados federais sobre o projeto de lei dos Direitos Autorais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. É possível ver uma movimentação de parlamentares entre as bancadas e o presidente da casa, Arthur Lira, na presidência - Metrópoles
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados visto da galeria. É possível ver uma movimentação de parlamentares entre as bancadas e o presidente da casa, Arthur Lira, na presidência - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Músicos e profissionais do audiovisual não chegaram a um acordo com parlamentares sobre o PL dos Direitos Autorais, projeto que trata sobre estabelecer regras para a publicação na internet, sem autorização, de obras protegidas por direitos autorais. A informação foi dada em uma nota divulgada nesta quarta-feira (16/8) por entidades do setor.

A nota diz que o não-acordo adiou a correção de uma “injustiça” praticada pela plataformas, que não remuneram os artistas pela exploração de suas obras na Internet.

O setor artístico afirma também que empresas de radiodifusão que participaram das negociações foram “intransigentes” e lamentou a “resistência” das grandes empresas de comunicação do Brasil em reconhecer um direito que também beneficiaria a imprensa.

“Esta intransigência prejudica todo o setor artístico e cultural, mas também o próprio jornalismo, incluindo veículos de imprensa que não atuam como plataformas e os profissionais trabalhadores do setor, uma vez que a remuneração do jornalismo por plataformas também consta do Substitutivo cuja aprovação segue bloqueada”, diz a nota.

O PL dos Direitos Autorais é um projeto desmembrado do PL das Fake News, que teve sua votação adiada na Câmara dos Deputados. A Casa planeja votar o PL dos Direitos Autorais ainda nesta semana.

Assinam a nota o Coletivo 342 Artes, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), a Associação de Intérpretes e Músicos (ASSIM) e a Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual (Musimagem).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?