Secretária de Comércio dos EUA participará de encontro com Lula e Biden
A conversa com a secretária de Comércio dos EUA será o momento mais importante da tímida agenda econômica da reunião nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Washington (DC) – A secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, participará do encontro com Lula e Joe Biden na Casa Branca, na sexta-feira (10/2). A presença de Raimondo e do secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, na conversa será o momento mais importante da tímida agenda econômica da reunião. A coluna está em Washington para acompanhar a cobertura.
Raimondo se reunirá por videoconferência com Geraldo Alckmin em duas semanas, e irá aprofundar as discussões.
Entre os temas prioritários da pauta econômica está a inclusão do Brasil na cadeia de suprimentos de semicondutores que abastece o mercado americano, e investimentos americanos em transição energética e geração de energia limpa.
A viagem será mais política do que econômica. O objetivo será enviar a mensagem de que os dois países venceram ameaças a suas democracias, Donald Trump e Jair Bolsonaro, e lidam com problemas comuns, como desinformação e discursos de ódio nas redes sociais.
Um encontro com empresários que vinha sendo organizado pelo presidente da Apex, Jorge Viana, foi cancelado a pedido de Lula, que solicitou poucos compromissos na agenda, para não ficar muito tempo no exterior.