metropoles.com

Se França não for ao Senado, Haddad irá oferecer vaga a mulher negra

Planejamento de Haddad visa a aumentar diversidade em chapa no momento em que o PT é cobrado para defender pautas identitárias

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Fernando Haddad discursa durante evento organizado pela Universidade de Columbia, em Nova York
1 de 1 Fernando Haddad discursa durante evento organizado pela Universidade de Columbia, em Nova York - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A candidatura de Fernando Haddad planeja oferecer a vaga de senador na chapa do PT em São Paulo para uma mulher negra, caso a negociação para ter Márcio França no posto fracasse.

A ideia é debatida no núcleo duro da candidatura petista para ampliar a diversidade no estado. O PT tem sido cobrado a defender pautas identitárias com mais afinco nesta eleição.

Uma nova controvérsia surgiu no PT após Alberto Cantalice, que integra o Diretório Nacional do partido e é diretor da Fundação Perseu Abramo, publicar no Twitter que “o identitarismo é um erro”. A Perseu Abramo é a instituição programática do PT.

Não existe uma candidata preferida para assumir a vaga no Senado. A ideia de Haddad é que França integre a chapa para facilitar o acordo por uma federação com o PSB, mas o ex-governador insiste que será candidato ao governo.

Lula foi cobrado no ano passado a assumir uma postura mais enfática em relação às bandeiras defendidas por minorias. As reivindicações vieram após o ex-presidente fazer acenos a lideranças do espectro evangélico.

O partido ofereceu uma candidatura à Câmara dos Deputados para a professora Ana Estela Haddad, que é casada com Fernando Haddad, pensando em ter uma mulher com posição de destaque em São Paulo. Os oito deputados federais do PT que tentarão a reeleição são homens, assim como as outras principais apostas da sigla para o estado.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?