metropoles.com

Se fosse hoje, nome de André Mendonça não passaria no Senado

A maioria dos senadores defende a atual guinada garantista do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Justiça André Mendonça Coletiva TSE no centro divulgação das eleições CDE. Na foto Ministro Luiz Carlos Barroso eleicoes brasil 6
1 de 1 Ministro Justiça André Mendonça Coletiva TSE no centro divulgação das eleições CDE. Na foto Ministro Luiz Carlos Barroso eleicoes brasil 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Se fosse hoje a votação do nome de André Mendonça para próximo ministro do STF, na vaga que vai ser aberta com a aposentadoria no dia 12 de Marco Aurélio Mello, o atual advogado-geral da União seria reprovado. Seria a primeira vez desde 1894, no instável governo de Floriano Peixoto.

Mendonça nunca teve nenhum problema pessoal com nenhum senador. O problema é outro.

A maioria dos senadores defende que se mantenha a atual guinada garantista do STF — que teve na anulação das condenações de Lula e na decretação da suspeição de Sergio Moro o seu ápice, mas que ainda terá muitos outros capítulos. Esse grupo, formado por senadores de oposição e governistas, da direita e da esquerda, lembra bem do passado lavajatista do atual AGU.

Mendonça sempre foi um servidor público que empunhou a bandeira a repressão a crimes de colarinho branco e em especial a necessidade de responsabilizar empresas por práticas ilegais. A avaliação dos senadores é que ele no STF se esforçaria para voltar a ter voz entre os agentes empenhados no combate à corrupção — como ele mesmo foi no passado.

No STF, ele teria portanto um alinhamento à ala formada por Edson Fachin, Luís Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e, ocasionalmente, por Cármen Lúcia. Ter mais um ministro punitivista no STF é tudo o que esses senadores — e o próprio Flávio Bolsonaro, acusado de liderar uma organização criminosa — não querem.

Mas como nem a indicação ainda foi feita, ainda tem muita água para rolar. André Mendonça terá que gastar muita sola de sapato e Jair Bolsonaro gastar muitos cargos e emendas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?