metropoles.com

Saúde promete normalizar entrega de remédios para transtornos mentais

Associação em defesa de portadores de esquizofrenia tem cobrado o Ministério da Saúde sobre desabastecimento em farmácias do SUS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
comprando remédios na farmácia
1 de 1 comprando remédios na farmácia - Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde informou que tomou providências nesta semana para normalizar a distribuição para as farmácias do SUS de medicamentos de alto custo para tratamento de transtornos mentais.

A Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre) cobrava uma resposta do ministério sobre o desabastecimento em ao menos dez estados. Segundo a Abre, a distribuição dos remédios Clozapina, Olanzapina e Quetiapina foi interrompida há meses.

“Estes medicamentos são fundamentais para dar continuidade ao tratamento e muitas famílias não têm como comprar, em especial aquelas mais vulneráveis”, diz a associação. “A falta desses medicamentos provoca crises e surtos para as pessoas que dependem de seu uso contínuo, reforçando o estigma existente com relação às doenças psiquiátricas.”

À coluna, o Ministério da Saúde declarou que o agendamento das entregas para o atendimento da programação do primeiro trimestre foi iniciado nesta quinta-feira (6/1). A pasta afirmou que a distribuição é feita em conjunto com as Secretarias Estaduais de Saúde e abrange os medicamentos Clozapina 100mg, Olanzapina 5mg e 10mg e Quetiapina 25mg, 100mg e 200mg.

O Ministério da Saúde foi questionado pela coluna sobre as razões que levaram ao desabastecimento nas farmácias do SUS, mas não houve resposta para essa pergunta. O espaço está aberto para manifestações.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?