Saúde destina a hospitais dinheiro para clínicas de hemodiálise
Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante aponta que clínicas de hemodiálise não estão recebendo incentivo do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde está repassando o incentivo financeiro de pequenas clínicas de hemodiálise para grandes hospitais que fazem atendimento de pacientes renais, aponta a Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante.
A entidade afirma que o incentivo financeiro que seria destinado para as mais de 800 clínicas privadas de hemodiálise com até 29 cadeiras está sendo pago também para 162 hospitais gerais, deixando 56 clínicas sem receber o auxílio.
A Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante considera, ainda, que o número de clínicas especializadas em hemodiálise que não estão recebendo o tratamento pode ser maior.
Assinada em 23 de julho de 2023, a portaria que instaurou o incentivo determina que seriam contemplados “os serviços que tenham até 29 máquinas de hemodiálise”, e que a escolha foi baseada em análises e discussões com lideranças da área sobre o custo do atendimento diante das dificuldades encontradas na prestação do serviço.
Questionado sobre a razão do desvio do destino do incentivo, o Ministério da Saúde não respondeu. A pasta disse que, neste ano, irá investir R$ 600 milhões no tratamento integral e gratuito cuidado à pessoa com doença renal crônica e que o reajuste também valerá para hemodiálise pediátrica e para pacientes soropositivos em Hepatite B, Hepatite C e HIV.