São Paulo estuda transferir Arquivo Municipal para iniciativa privada
Preocupações com a conservação de documentos históricos cresceram após o último incêndio na Cinemateca
atualizado
Compartilhar notícia
Ganhou força na prefeitura de São Paulo o projeto de transferir a administração e preservação do Arquivo Municipal para a iniciativa privada. A Secretaria de Governo da gestão de Ricardo Nunes, do MDB, está analisando se possui os elementos necessários para lançar um edital de concessão ou se o processo ainda carece de mais informações.
A prefeitura fez uma consulta ao mercado para que empresas do ramo fornecessem subsídios sobre quais pontos deveriam constar num edital relacionado ao Arquivo Municipal. São essas informações que passam por análise.
A principal tarefa da empresa que assumir o Arquivo Municipal será modernizar a gestão dos documentos e iniciar o processo de digitalização de fotos e papéis históricos. Gestores que trabalham no projeto dizem que a atual condição do Arquivo Municipal é deplorável.
As preocupações com a conservação de documentos históricos por parte do poder público voltaram à tona com o incêndio que ocorreu no dia 29 de julho num depósito da Cinemateca Brasileira, instituição gerida pelo governo federal. A precariedade do espaço era tamanha que especialistas do setor dizem ser impossível estimar quais os materiais do acervo que foram consumidos pelo fogo.