São Paulo é o 4º estado com mais áreas de risco do país
Deslizamentos e alagamentos no litoral norte de São Paulo deixam 40 mortos e 2,5 mil desabrigados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo é o quarto estado do país com mais áreas de risco de desastres naturais, com 848 pontos críticos. Os dados são do governo federal. Até esta terça-feira (21/2), deslizamentos e alagamentos no litoral norte de São Paulo já deixaram 40 mortos e 2,5 mil desabrigados.
Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério de Minas e Energia, São Paulo tem 500 mil pessoas morando em 848 áreas de risco. Os alertas mais frequentes são para deslizamento (52%) e inundação (33%).
Os três estados com mais áreas de risco no país são Santa Catarina (2,9 mil), Minas Gerais (2,8 mil) e Espírito Santo (mil). Ao todo, o Brasil tem 3,9 milhões em 13,5 mil áreas de risco de desastres naturais.
Seis cidades do litoral norte de São Paulo estão em calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. O governo Lula anunciou que antecipará o pagamento do Bolsa Família para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas. Os atingidos também poderão sacar o FGTS e terão prioridade no Minha Casa Minha Vida.