metropoles.com

Saída recente de Bolsonaro do Brasil sem passaporte é alerta para PF

A defesa de Bolsonaro informou a Alexandre de Moraes em dezembro viagem à Argentina usando carteira de identidade

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Endelli/Getty Images
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores enquanto participa da cerimônia de posse de Javier Milei no Congresso Nacional
1 de 1 O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores enquanto participa da cerimônia de posse de Javier Milei no Congresso Nacional - Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Obrigado pelo ministro Alexandre de Moraes na Operação Tempus Veritatis a entregar seu passaporte, o ex-presidente Jair Bolsonaro viajou recentemente do Brasil ao exterior sem usar o documento.

Conforme a defesa de Bolsonaro informou a Moraes no início de dezembro de 2023, o ex-presidente foi à Argentina para a posse de Javier Milei usando apenas sua carteira de identidade. Em países do Mercosul, o embarque mediante a apresentação do documento é permitido.

Na viagem a Buenos Aires para a posse de Milei, a propósito, Jair Bolsonaro disse a Moraes que seria acompanhado pelo coronel da reserva do Exército Marcelo Costa Câmara, preso preventivamente nesta quinta por ordem do ministro do STF.

“O peticionário [Bolsonaro] estará acompanhado pelo Coronel Marcelo Costa Câmara e utilizará seu documento de identidade para esta viagem, não necessitando do passaporte para tanto”, disse a defesa do ex-presidente ao ministro do STF.

Como mostrou a coluna, tanto Moraes quanto a PF têm a convicção de que, acuado, Bolsonaro pode fugir do Brasil, com destino aos Estados Unidos ou algum país com o qual não haja acordo de extradição.

Bolsonaro não entregou o passaporte para os policiais em Mambucaba, Angra dos Reis (RJ), onde o ex-presidente tem uma casa e local onde ocorreu a busca e apreensão. O documento foi apresentado em Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?