metropoles.com

Rui Costa nega que Abin possa voltar para o GSI

Abin deve ficar na Casa Civil, mesmo com MP devolvendo atividades de inteligência ao GSI, diz Rui Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, concede entrevista coletiva sobre primeira reunião ministerial do governo Lula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, nega que o retorno da competência da “coordenação de atividades de inteligência” ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) vá influenciar no local da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no organograma do governo.

A Medida Provisória (MP) da Esplanada foi aprovada em comissão mista nesta quarta-feira (24/5), devolvendo essa competência ao GSI.

Deputados favoráveis à medida sustentam que a consequência da mudança no texto é devolver a Abin aos militares. O relator da MP, Isnaldo Bulhões, do MDB de Alagoas, porém, diz que o texto trata apenas de competências, não de onde devem ficar órgãos específicos.

À coluna, o ministro Rui Costa negou que a MP respalde um retorno da Abin ao Gabinete de Segurança Institucional. Dentro da Abin, a posição é a mesma. Integrantes da agência entendem que a MP se refere à “coordenação” da inteligência, e não à agência especificamente.

O governo Lula transferiu a agência para a Casa Civil em março, em parte por causa do desgaste na relação com os militares no 8 de Janeiro.

Embora tenha perdido a Abin, o GSI mantém o controle sobre o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que integra as ações de inteligência federais. O novo desenho da MP dificulta que o governo migre essa área para a Casa Civil, por exemplo, como estava em estudo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?