RS: Funai pede a prefeituras inclusão de indígenas na reconstrução
O principal objetivo da articulação da Funai e do governo federal com as prefeituras do RS é que indígenas consigam receber repasses
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem montando uma articulação para pedir que as prefeituras do Rio Grande do Sul incluam os povos indígenas em seus planos de reconstrução. A mobilização conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Regional.
O pedido principal é que as aldeias e famílias indígenas que foram afetadas pelas enchentes e perderam suas terras sejam cadastradas no Sistema de Informações sobre Desastres, que tem ligação com o governo federal, para a liberação de repasses.
A Funai espera há duas semanas o repasse de R$ 20 milhões de crédito extraordinário para os indígenas do Rio Grande do Sul e, até agora, o valor não foi aprovado pelo governo federal.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), foram afetados cerca de 80 povoados em 49 municípios. Dados da Funai e do Ministério dos Povos Indígenas apontam que mais de 30 mil indígenas foram afetados pelas enchentes.