Romário amplia mandato como presidente de clube no Rio e encaminha SAF
Presidente do América, Romário conseguiu alterar estatuto do clube, amplia seu tempo na presidência e abre caminho para SAF
atualizado
Compartilhar notícia
Romário, que, além de senador, é presidente do América (RJ), teve uma vitória nessa segunda-feira (21/10). Por 108 votos a zero, ele conseguiu aprovar alterações significativas no estatuto do clube. As mudanças já passam a valer.
Entre as mudanças, está o seu tempo como presidente, que passa de três para quatro anos. Além disso, o presidente ganha a possibilidade de se reeleger duas vezes e não mais uma.
Essa segunda mudança é significativa porque retira do clube o direito de receber verbas públicas e federais. A razão é o a Lei Pelé e a Lei Geral do Esporte, que limitam a reeleição em entidades esportivas a apenas uma. Esse foi, inclusive, um tema bastante debatido durante as eleições do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no início de outubro.
A última alteração permitida pelos sócios foi a de abrir caminho para o clube se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Isso não significa que o clube virará SAF agora, mas quando decidir que o fará, as alterações já precisam estar feitas.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail
Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky