metropoles.com

RJ: pedagoga presidirá órgão de pesquisa, apesar de parecer contrário

Compliance do Governo diz que pedagoga não cumpre todos os requisitos para assumir a vaga; ainda assim, será nomeada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Faperj
1 de 1 Faperj - Foto: Reprodução

A pedagoga Caroline Alves da Costa, que foi indicada à presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), irá assumir o cargo mesmo com recomendação contrária do próprio governo de Cláudio Castro. A nomeação dela deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

De acordo com um despacho do compliance do gabinete do governador, Caroline não cumpre todos os requisitos para assumir a vaga, dado que não tem diploma de doutorado. Fontes informaram à coluna que o documento, no entanto, é uma recomendação e suas orientações não precisam ser seguidas obrigatoriamente.

Caroline Costa era presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e já foi exonerada para assumir a Faperj. A recomendação contrária à nomeação, assinada pelo subsecretário Victor Travancas, afirma que o doutorado é requisito devido às demandas do cargo.

“Embora a Sra. Caroline tenha exercido a presidência da Faetec, tal experiência, apesar de valiosa, não confere a habilitação necessária para atuar em uma fundação voltada ao fomento à pesquisa em nível superior. O ambiente acadêmico e as demandas específicas dessa área requerem formação avançada e aprofundada, que somente é alcançada por meio do doutorado”, disse o documento.

O cargo no governo do Rio faz parte da cota do PL, que controla a Secretaria de Ciência e Tecnologia. O favorito à vaga era o ex-deputado federal Alexandre Valle, mas pesou contra ele a pressão de acadêmicos e de instituições como a Firjan, já que ele sequer tem diploma de ensino superior.

Por conta disso, o secretário Anderson Moraes promoveu uma pequena dança de cadeiras. Anderson assumiu a presidência da Faetec, cargo que era de Caroline. Ele já foi nomeado.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?