RJ: calor pode fazer prefeitura sugerir remarcação de jogos de futebol
Prefeitura do Rio publicou decreto com índices de calor e ações para combater efeitos causados pelas temperaturas elevadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Prefeitura do Rio de Janeiro passará a usar índices de calor para recomendar que jogos de futebol marcados para acontecer na cidade sejam adiados. A decisão final, no entanto, caberá aos organizadores da partida.
As recomendações irão se basear no decreto publicado nesta segunda-feira (1/7), que estabeleceu os níveis de calor na cidade. Ao todo, são cinco.
Os pedidos de remarcação de jogos vão acontecer sempre que a temperatura chegar a 40º C sem previsão de queda por no mínimo três dias seguidos, que são as características do nível 4.
Vale lembrar que o fim do Campeonato Brasileiro é quase no verão e quase todo o Campeonato Carioca é jogado na estação. Não raro as partidas acontecem no período da tarde e algumas no final da manhã.
Neste ano, a maior temperatura foi a de 41,8ºC, registrada em 17 de janeiro, segundo o Alerta Rio.
As recomendações valem para eventos de médio porte (2.001 a 10.000 pessoas); grande porte (10.001 a 50.000 pessoas) e megaeventos (acima de 50.000 pessoas).
O nível 5, o mais alarmante, é quando há a previsão de que a temperatura atinja os 44º C por pelo menos três dias seguidos. Nesse estágio, atividades esportivas ao ar livre, como corridas de rua, serão suspensas.
Diferente do futebol, nesse tipo de evento a prefeitura pode ir além da recomendação porque é preciso o aval dela para que as provas aconteçam.
Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp
Siga a coluna no Twitter